7 Princípios básicos para você ter uma Mente Milionária

Capa Post - Livro o segredo da mente milionária - Dica de Livro - O Mundo Empreendedor

Fala meu amigo Empreendedor!

Neste post eu, Quim Pierotto, vou te apresentar um livro que mudou minha vida.

Pra mim, este livro já é muito especial pela forma que entrou em minha vida. Meu pai é um empreendedor na área do calçado e veio de uma criação muito difícil, de uma família de sangue Italiano. Vejo, desde muito pequeno, todos os problemas que o dinheiro e a falta de conhecimento podem fazer com as pessoas.

Num belo dia, meu pai que não gosta muito de ler, me aparece com um livro um tanto quanto inusitado. Pensei comigo, esse nome parece daqueles livros de autoajuda apelativos, mas como foi um presente, resolvi o ler.

O Segredo da Mente Milionária, de Tim Harv Ekeré muito mais que um título, ele é um guia para uma grande reflexão que todos nós empreendedores deveríamos conhecer.

Foi uma quebra de muitos paradigmas e crenças, uma ótima análise sobre o Mindset que construí ao longo da vida sobre a riqueza.

Segundo o autor, se nosso modelo pessoal de dinheiro que trazemos gravado no subconsciente não estiver configurado para um alto nível de realização, a possibilidade de sucesso é zero.

Normalmente e foi assim comigo, as influências familiares na infância moldam nossos valores e, inclusive os financeiros, podem nos conduzir a hábitos financeiros ruins e destrutivos.

Porém, podemos reprogramar com novos valores. A solução é substituir os valores negativos pelos positivos. Simples assim! #sqn

Se agora você está se perguntando o que tudo isso tem a ver com ser empreendedor, eu ajudarei você a compreender melhor através dos princípios que Tim Harv Eker descreve em seu livro.

Como não tenho pretensão de resumir todo o  livro, irei focar nos 7 Princípios Mais Importantes na minha visão – no total são 17 –  e se após este post você curtir as ideias do autor, recomendo muito comprá-lo. 😉

Os 7 Princípios básicos para você ter uma Mente Milionária

1- Eu crio a minha própria vida

Eu crio minha propria vida - Os 7 Princípios básicos para você ter uma Mente Milionária

“As pessoas de mentalidade pobre acreditam na seguinte ideia: “Na minha vida, as coisas acontecem”. Se você quer enriquecer, é imperativo acreditar que está no comando da sua vida, em especial da sua vida financeira. Caso contrário, você tem uma crença enraizada de que exerce pouco ou nenhum controle sobre a sua própria vida e, consequentemente, de que exerce pouco ou nenhum controle sobre o seu sucesso financeiro.” T. Harv Eker

 

Há algum tempo descobri lendo sobre Budismo, que nós sempre estamos criando nossa própria realidade. E este princípio diz respeito a isso. Sem perceber, passamos a vida reclamando dos outros; meu chefe isso, os políticos aquilo, sem entender que a realidade que vivemos é uma escolha. Sim, é você que decide estar fazendo o que quer que você esteja fazendo.

Pessoas de mente próspera estão sempre focadas nas oportunidades e agem em busca daquilo que elas acreditam e sonham. Já pessoas mal sucedidas estão sempre reclamando, colocando a culpa nos outros e dando um monte de justificativas.

“Não existem vitimas verdadeiramente ricas.” T. Harv Eker

 

Segundo Tim Harv, ter a mente milionária não tem a ver com números de zeros em sua conta, tem a ver com o que se passa em sua cabeça. Então, assuma o controle de sua vida e pare de reclamar. Se você quiser entrar para ganhar, esse é o primeiro passo.

2- Entrar no jogo para ganhar

Entrar no jogo para ganhar - Os 7 Princípios básicos para você ter uma Mente Milionária

“As pessoas ricas entram no jogo do dinheiro para ganhar. As pessoas de mentalidade pobre entram no jogo do dinheiro para não perder.” T. Harv Eker

 

Como brasileiros que somos, desde cedo aprendemos que o que importa é competir. Esse dizer, faz parte da nossa cultura e de um valor da nossa nação. Porém, acredito que está aí o equívoco. Claro, o espírito esportivo diz isso mesmo; agora, acreditar que qualquer atleta de alto desempenho entra em ação pensando em perder é muita hipocrisia.

Se você quer atingir os objetivos de sua vida, alcançar sua liberdade financeira, deve antes de obter a vitória, ter a convicção de que conseguirá inevitavelmente. Parafraseei Napoleon Hill na filosofia do sucessoquerendo mostrar que para conseguir atingir algo, devemos focar nele e ter a certeza do sucesso.

Não podemos entrar pensando em não perder. O empreendedor de sucesso deve ter um espírito indomável, um poder de se atirar no vazio sem ter nenhuma segurança do que estará lá embaixo. Empreender, ainda mais no Brasil, é para poucos.

Você deve sempre pensar grande e jogar para ganhar.

3- Pensar grande

Pensar Grande - Os 7 Princípios básicos para você ter uma Mente Milionária

“As pessoas ricas pensam grande. As pessoas de mentalidade pobre pensam pequeno.” T. Harv Eker

 

Toda vez que penso nesta frase, “Pensar Grande”, me lembro da minha ex-sogra me dizendo que para eu realizar todos meus sonhos, eu deveria viver mais 10 vidas. Mal sabe ela, que um dos segredos da Mente Milionária é sim, PENSAR GRANDE.

Mas o que é Pensar Grande?! Eu adoraria ser famoso, ser milionário, mas não vejo pensar grande me fazendo chegar mais perto dessa realidade.

Bom, pra mim, pensar grande significa entender que o mundo que vivemos é muito maior que nosso próprio umbigo. Pensar grande significa que eu posso entregar muito mais VALOR do que eu entrego hoje.

Quando pensamos pequeno, as soluções dos nossos problemas são de mesma proporção. Fica sempre muito difícil conseguir qualquer coisa se nossa capacidade de ação é muito pequena. Almejar algo tão grande e distante parece uma loucura, um caminho para o fracasso.

“O propósito da nossa vida é acrescentar valor à vida das pessoas desta geração e das gerações seguintes”. Buckminster Fuller

 

Pensar em ter liberdade financeira, trabalhar ao mesmo tempo que viaja o mundo e  não precisar pensar em dívidas, é algo muito distante para aqueles que pensam pequeno. Pessoas que pensam pequeno estão sempre sendo reféns da situação, não planejam porque nunca sabem os problemas que estão por vir. Não sonham, pois o medo de fazer é muito maior do que a segurança da vidinha que levam.

Se você não é uma pessoa pequena, mas tem dificuldades de pensar grande, uma grande sacada é admirar pessoas bem sucedidas que conseguiram viver aquilo que você gostaria pra si.

4- Admirar pessoas bem sucedidas

Admirar pessoas bem sucedidas - Os 7 Princípios básicos para você ter uma Mente Milionária

“As pessoas ricas admiram outros indivíduos ricos e bem-sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre guardam ressentimento de quem é rico e bem-sucedido.” T. Harv Eker

 

Nesse princípio, antes de eu começar analisá-lo, vou dizer o que aprendi com meu querido pai. Mas tenho que admitir algo antes, quando ele me ensinou, acabei levando por outro lado.

Meu pai me ensinou que devemos ter e admirar amigos ricos e pessoas bem sucedidos.

Na época, eu achei meio mesquinho por parte do meu pai, pois como tinha parte da minha família brigada há anos, por causa de dinheiro, assumi uma crença muito forte de que dinheiro era igual a sofrimento.

Quando meu pai dizia para admirar pessoas ricas, esta informação não me parecia  “do bem” e acabei associando “ricas” ao sofrimento do dinheiro.

ps: Descobri essa crença do dinheiro lendo O Segredo da Mente Milionária, aprendi que o dinheiro não é bom e nem ruim. O dinheiro é o resultado do nosso esforço.

Bem, olha como as coisas são, carreguei este ensinamento por muitos anos, nunca procurando me relacionar com ninguém por riqueza ou qualquer outra coisa.

E foi assim até eu perceber a verdadeira beleza dos ensinamento de meu pai, lendo O Segredo da Mente Milionária.

ps. Está vendo por que nós do omundoempreendedor.com estamos indicando este livro? 😉

Admirar Pessoas Bem Sucedidas faz com que você acredite que é possível.

Você tem alguém para se espelhar, se inspirar, alguém pra você aprender o caminho? Nós somos o resultado das pessoas mais próximas, se você está andando com pessoas bem sucedidas, provavelmente você também é ou será. E principalmente, as oportunidades estão com as pessoas que querem as mesmas coisas que você quer.

Sei que pode parecer meio estranho e, até pode gerar algum medo ou insegurança, mas não é fácil enfrentar um monte de crenças e valores para atingir o sucesso. Um lema que todo Empreendedor de sucesso deve ter é:

Se está com medo, vai com medo mesmo!

5- Ser maior que os problemas

Ser maior que os problemas - Os 7 Princípios básicos para você ter uma Mente Milionária

“As pessoas ricas são maiores do que os seus problemas. As pessoas de mentalidade pobre são menores do que os seus problemas.” T. Harv Eker

 

Esse é um dos Princípios da Mente Milionária mais importantes; na minha opinião é claro.

Acredito que se você tem a oportunidade de ver sempre a situação de cima, o poder de liberdade é inacreditável. Nunca se olha para um obstáculo pensando em desistir sem antes, ao menos, tentar.

Como a vida é mais feliz e cheia de possibilidades. Me entende?

Pensa bem, como é triste encarar a vida sempre com poréns! “Não faço isso porque não tenho dinheiro”, “não faço aquilo porque eu não sei”, “é muito difícil pra mim”, “não dá”.

Como isso é limitante, tudo parece um mostro.

“O segredo do sucesso não é tentar evitar os problemas nem se esquivar ou se livrar deles, mas crescer pessoalmente para se tornar maior do que qualquer adversidade.” T. Harv Eker

 

Encarar os problemas de frente, sem exitar, aprendendo com eles, é o que vai te tornar forte e vitorioso. Obter o sucesso não é fácil; e é por isso que a maioria falha e desiste.

Alguns empreendedores, inclusive, acreditam que vão ter que escolher entre a família, os amigos e o sucesso. Isto não é verdade.

Como T. Harv afirma, VOCÊ pode ter as 2 coisas.

6- Eu posso ter as 2 coisas

Eu posso ter as duas coisas - Os 7 Princípios básicos para você ter uma Mente Milionária

“As pessoas ricas pensam: “Posso ter as duas coisas”. As pessoas de mentalidade pobre pensam: “Posso ter uma coisa ou outra”.” T. Harv Eker

 

Quando nos empenhamos para atingir nossos objetivos, sempre aparece muitas dúvidas. Alguns acreditam que para ter o sucesso, elas devem trabalhar 20 horas por dia e outros até 36 horas.

Meu deus, como ter uma família assim? Não estou defendendo não trabalhar 36 horas ou não ter uma família, não é isso! Lembra? Nós que criamos nossa realidade. Sim, podemos ter uma família e ter um negócio de sucesso. Basta você empreender em algo que lhe permita isso.

Uma das receitas que o T. Harv indica, é fazer o dinheiro trabalhar para nós; por exemplo.

A crença de que temos que, abrir mão das coisas para atingir a liberdade financeira, é mentira. É uma crença baseada na escassez.

É muito mais fácil abrir mão de tentar, do que realmente fazer acontecer.

7- Agir apesar do medo

Agir apesar do medo - Os 7 Princípios básicos para você ter uma Mente Milionária

“As pessoas ricas agem apesar do medo. As pessoas de mentalidade pobre deixam-se paralisar pelo medo.” T. Harv Eker

 

Como já disse antes: Se está com medo, vai com medo mesmo!

Um dos  princípios do empreendedor de sucesso é agir apesar do medo. E isso se torna mais evidente num país como nosso, o Brasil. Um país que não nos dá segurança alguma para abrir nosso próprio negócio. Na verdade, é ao contrário. Aqui, antes de você ganhar, já sai perdendo.

E por que empreender então?

Não empreendemos para ter segurança. Não empreendemos para pagar as contas. Nós empreendemos para resolver e solucionar problemas, para ajudar o próximo, para poder realizar nossos sonhos.

É por isso que empreendemos… Para VIVER NOSSOS SONHOS!

“Nenhum pensamento mora de graça na cabeça de ninguém” Robert G. Allen

 

#BONUS: Video do T Harv Eker falando sobre a importância de investir em você para atingir o sucesso.

ps. O video está em inglês.

#DICA:  Se você quer ser um empreendedor digital de sucesso e não fala inglês, dê um jeito de aprender logo!

É isso aí futuro Empreendedor de Sucesso! Este post foi pra ti que está querendo empreender no mundo digital e anda meio perdido.

Tanto eu, quanto meu sócio Maurício Bento, passamos por tudo isso que você está passando e vai passar. E estamos aqui para te auxiliar neste caminho.

Se gostou deste post comenta aí. Se inscreva na nossa lista VIP para receber as atualizações com conteúdo do BLOG. Dá um like e contribua falando de suas experiências, assim poderemos te ajudar nesta caminhada.


LIVRO: O Segredo da Mente Milionária
AUTOR: T. Harv Eker
COMPRAR: saraiva.com.br/os-segredos-da-mente-milionaria


Forte abraço.
Quim Pierotto

[Total: 4    Média: 4/5]
Quim Pierotto
Quim Pierotto
Profissional da comunicação, com uma vida muito longa na área de empreendedorismo, nascido em família de empresários começou jovem sua carreira em empresas convencionais, mas desde cedo (primeiro site no ar em 1998) seu maior desejo foi empreender no mercado online. Fundou seu primeiro negócio online em 2008 e desde lá vem se especializando em gerar resultados através da internet.

2 Comentários

  1. Sou Patrício Costa ..casado estou sem emprego no momento nesta data tenho dívidas uma delas meu carro pequeno popular que estou sem pagar já uns 7 meses minha esposa esta empregada só podemos pagar o aluguel de dois cômodos aqui em São Paulo .!
    E nos alimentar ..pois bem tenho um às na manga desenho desde criança quadros vários desenhos artísticos todos os dias fico ali no chão da cozinha planejando um trabalho com minha arte mas não tenho dinheiro pra investimentos. .mas emfim sonho e quero realizar essa vida no Ranque do Mundo Milionário admiro os Ricos sigo os passos deles nas redes sociais mas não tenho contato ..procuro emprego e essa crise não me dá chances de pelo menos um emprego nem mesmo como ajudante de servente ..
    Mas eu sei que logo em breve serei um desses ..Não é um ponto negativo a vida me desafia com suas dificuldades …minhas lágrimas por muitas vezes caem do meu rosto ao ver meu filho sentado no chão da pequena cozinha ver eu a desenhar .
    No último natal não podi dar presente ah ele ficamos lá fora olhando as estrelas os fogos da virada de ano …ele me abraçava e dizia:
    Pai…pai..essa página vai virar ..!
    Naquele momento eu não aguentei chorei mas unas lágrimas fortes que tudo que estava passando um dia ….um dia …Essa página irá virar.

    Sim estou desempregado mesmo ..
    O último serviço que fiz foi limpar uns matos como ajudante de jardinagem para uma pequena tercerizada mas houve cortes ..
    Eu sei cada segundo da minha vida .

    Que serei um homem próspero. .todos os dias mostro ao meu filho que não tem barreiras. .

    Só o momento certo

    A hora certa .

    Obrigado Abraços ah todos que leram minha prévia do que está acontecendo em minha vida!

    • Quim Pierotto Quim Pierotto disse:

      Força, fé e foco Patrício… A internet está cheia de material de qualidade que podem te ajudar, o próprio facebook é uma ferramenta incrível para se promover e alcançar negócios que até hoje estão distantes para ti. Já pensou em se promover como desenhista? Conhece o site freelancer.com? Ou o 99freelas.com.br? São sites para profissionais liberais promoverem seus serviços na internet. Espero que você consiga sair desta situação, todo empreendedor no começo passa dificuldade. Tenho certeza que uma das características mais crucial para se empreender é a persistência… Força!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *