5 passos para você ter um site que bombe na internet e coloque $$$ na sua carteira!

5 passos para voce ter um site que bombe na internet e coloque dinheiro na sua carteira - o mundo empreendedor

Nos últimos anos, venho ganhando cliente após cliente de agências tradicionais de publicidade pelo simples fato da minha empresa fazer sites que geram resultados.

O básico para um site de sucesso é que ele gere resultados.

E esse é o foco que eu dou para qualquer projeto que me envolvo, resultados.

Veja esse exemplo real de um cliente que tem uma fábrica de carretas motorizadas.

Esse cliente já tinha um certo nome no mercado, mas como a maioria, precisava aumentar as vendas. Não tinha estrutura financeira e não estava usando a internet para essa finalidade.

Seu site não passava de um “folder online”.

Pois é, o problema é que o site não foi criado com o propósito de vender e atrair possíveis compradores. Na verdade, ele não tinha nenhum objetivo definido.

O site, inclusive, só era encontrado quando digitado o nome da empresa.

Você acha que a minha solução foi criar um e-commerce para ele? Está enganado! Um site que vende, não necessariamente é um e-commerce. Ele também pode ser um site institucional como tantos outros que você já viu pela internet. O que muda é o objetivo.

#1 PASSO – Objetivo Claro

Objetivo Claro - omundoempreendedor.com

A primeira coisa que você precisa entender é que antes de um site ser encontrado na internet, é preciso ter um objetivo claro.

Um site que gera resultados é como uma empresa.

Para uma empresa, assim como um site, atingir o sucesso, deve-se antes, planejar, estudar, pesquisar, traçar um plano e corrigir ao longo do percurso.

Ter um objetivo claro te ajuda a tomar as decisões certas, te faz enxergar além do túnel e te mantem motivado a cada conquista durante esse caminho.

Se você não sabe para onde está indo, como você vai chegar lá?

No caso do meu cliente, eu e minha equipe ajudamos a traçar alguns OBJETIVOS para o seu site.

  • Atrair possíveis compradores e capturar seus contatos;
  • Encontrar e pré cadastrar Representantes;
  • Se posicionar como uma empresa de credibilidade;
  • Ser encontrada por produtos X, Y, Z.

O foco aqui não é o case do cliente, mas mostrar para você que é possível empreender na internet e conseguir gerar resultados.

Esses são alguns de tantos objetivos que você pode ter na hora de montar seu site.

“Um site sem objetivo é igual a um cachorro atrás da direção de um carro. Pode até ser bonitinho, mas o carro não sai do lugar.” Quim Pierotto

 

Bom… mais ou menos, né?! Pois é, este vídeo pode até parecer uma prova que estou enganado, mas na verdade ele só comprova o que eu digo.

Para ensinar um cão a dirigir deve haver um objetivo bem claro.

Alguém que teve o OBJETIVO de ver se cães tinham a condição de dirigir um carro. Essa pessoa teve que se PREPARAR, planejar, estruturar e criar uma estratégia. Ela teve que PESQUISAR muito sobre este objetivo. Provavelmente teve que ver quais eram as melhores raças, a melhor forma para treinar os cães, os tipos de alterações no carro, enfim, teve que TESTAR e MEDIR tudo que ela fez, para que lá na frente nós pudéssemos ver este cão dirigindo.

Curtiu? Então continue lendo que ainda vou falar neste post sobre:

#2 PASSO – Definir Persona

#3 PASSO – SEO

#4 PASSO – Divulgar

#5 PASSO – Medir e Ajustar Percurso

#2 PASSO – Definir a Persona

Um objetivo sem um plano é só um desejo - O Mundo Empreendedor

Se você tiver definido um Objetivo Claro, provavelmente vai querer algo de alguém, certo?

Querer que alguém compre seus produtos, querer que alguém contrate seus serviços, mas quem é esse “alguém”?

Você precisa ter uma “pessoa”, ou algumas, para poder se comunicar, para poder vender seus produtos, serviços, cursos, etc. Você precisa definir uma PERSONA.

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal.

A criação de personas é vista como um passo fundamental dentro de uma estratégia de resultados. Criamos personas para enviar a mensagem certa para as pessoas certas e, assim, termos maiores chances de sucesso.

Sem uma persona definida, é possível que em alguns casos sua estratégia se perca e você acabe falando grego para quem só entende português. Ou servindo carnes para quem é vegetariano. Ou oferecendo seu produto destinado à classe A para a classe C. Entre outros exemplos.

Ter uma Persona bem definida te ajuda a determinar o tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos, definir o tom e o estilo de seu conteúdo e definir os tópicos sobre os quais você deve escrever. A Persona te ajuda a entender onde seus futuros clientes buscam suas informações e como eles querem consumi-las.

Para construir uma Persona você precisa pensar em alguém baseado em dados reais sobre comportamento e características demográficas, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Nós utilizamos uma planilha que nos auxilia nesse processo de criação. 

Exemplo Persona - O Mundo Empreendedor

Essa etapa é uma das mais importantes e uma das mais esquecidas pela maioria das pessoas na hora de empreender.

Ter uma Persona definida ajuda você em todos os processos, principalmente na PESQUISA do SEO.

#3 PASSO – SEO

SEO - O Mundo Empreendedor

O Google é uma empresa incrível, sou muito fã deles, hoje posso dizer que tiro meu ganha pão graças a eles! 😉

Todo mundo conhece o Google, mas poucos sabem do potencial que ele tem para gerar resultados. Segundo uma pesquisa feita pela consultoria TNS Research International, mais de 90% dos brasileiros pesquisam na web antes de comprar qualquer coisa.

Olha a importância deste dado: mais de 90% das pessoas pesquisam no google antes de comprar qualquer coisa!

E aí vem o “X” da questão, as pessoas procuram tudo o que precisam antes no google,  inclusive seu produto ou serviço.

Está é a sacada!

Voltando para o case do meu cliente, fizemos várias pesquisas e vimos que havia no Brasil inteiro muitas pessoas procurando todos os meses os produtos oferecidos por eles.

Keyword Planner - O Mundo Empreendedor
ps. Se você ficou curioso em saber quem é esse cliente e pra ver se o que eu estou falando é verdade, coloca um comentário aí me pedindo que eu te mando por e-mail o domínio do site! 😉

Ou seja, havia um possível mercado a ser explorado, e ainda neste caso, com pouca gente competindo por ele.

A pesquisa é muito importante para clarear ainda mais os objetivos traçados. E ainda te ajuda a poupar tempo e dinheiro em algo que não existe oportunidade.

Que legal, preciso fazer isso! Mas como faço para saber o que as pessoas estão procurando Quim?

O Objetivo do Post não é ensinar nenhuma ferramenta, mas mostrar os #5 PASSOS para que você tenha um site que gere resultados. Se você quiser aprender a utilizar o Google Keyword Planner, veja o passo a passo no meu artigo “Como encontrar um Nicho Matador para Seu Negócio de Sucesso“.

ps. Só para constar, existem várias ferramentas na internet que ensinam você mesmo a fazer isso na internet. A ferramenta que eu uso é a do próprio Google. Além de ser completa e cheia de recursos, ainda por cima, é de GRAÇA!

Feito a pesquisa e comprovado que existia um mercado, eu e minha equipe precisávamos traçar um plano para o novo site do cliente. E foi isso que fizemos. Nós construímos uma Estratégia SEO matadora para ele.

Estratégia SEO é a combinação dos objetivos traçados, a persona em mente, pesquisa, criação de um plano de Marketing, execução, análise e tudo obedecendo os critérios dos mecanismos de busca em prol dos resultados esperados.” Quim

Nossa Quim, agora confundiu minha cabeça!?

Desmistifique isso e veja mais sobre como fazer para seu site ser encontrado pelo google com uma estratégia SEO bem fácil de utilizar.

Acesse meu artigo “[wordpress] Sites de Busca: O que fazer para eles encontrarem seu Blog!

Eu sei, é bem complexo mesmo, mas o básico é fácil se você tiver as habilidades e ferramentas corretas, e pode te ajudar a poupar muito esforço e dinheiro.

#4 PASSO – Divulgar

Divulgacao - O Mundo Empreendedor

Mais um grande erro na maioria dos casos de pessoas que acham que seu site simplesmente vai gerar resultado sozinho. Se a essa altura deste post você ainda acha que gastar muito dinheiro desenvolvendo um site é garantia de sucesso você está muito equivocado.

Não é por que sou Publicitário que digo isso, mas sim, a Publicidade é a Alma do Negócio.

Hoje em dia, com o avanço da internet e seus benefícios, todos tem redes sociais, pesquisam no Google, olham vídeos no youtube e leem blogs e sites de notícias. As pessoas utilizam múltiplas plataformas e se promover através delas é muito mais fácil e barato que as mídias tradicionais.

Fazendo o trabalho de SEO bem feito, tendo um produto que existe demanda, um site legal com conteúdo de qualidade, pode ser que você consiga ter resultados. Mas se quer realmente ter um negócios na internet, você precisa investir em publicidade online.

O que não faltam são opções: Google Adwords, Bing Ads, Face Ads, Youtube Ads, Insta Ads, Google Adsense, etc, etc e tal. Todas essas ferramentas te permitem dizer pra quem você quer anunciar e te ajudam a ver o que está dando certo e o que está dando errado.

Outro fator que existe na divulgação através da internet e que não existe no mundo offline, é o fator VIRAL.

Esse é um fenômeno que ocorre quando você entrega um valor que cai no gosto das pessoas. Na internet o boca a boca tem um efeito de massa nunca sonhado por agências de publicidade. A facilidade de compartilhar coisas através da rede cria uma possibilidade de crescimento inimaginável! Esse processo se chama Grow Hacking.

Acredite, se você quer ter uma empresa de sucesso e que gere muito resultado, você precisa conhecer mais sobre esse assunto.

Ps. Acho que vale um post!!!

Todas as maneiras que existem na internet para você divulgar seu negócio tem algo em comum, e que dão de 1000 x 0 contra a publicidade tradicional, podemos MEDIR OS RESULTADOS.

#5 PASSO – Medir e Ajustar

SEO - O Mundo Empreendedor

Com a experiência que tenho hoje não consigo mais pensar em negócios sem pensar em indicadores. Tudo que fazemos é medido.

Você nem sabe, mas neste exato momento estamos medindo quantas páginas você está navegando, quanto tempo passa em cada página, quais ações você está tomando no blog, de onde você veio, quais palavras você procurou no Google para cair aqui, qual publicidade você clicou.

Assustador né? Mas não se preocupe, essas informações são anônimas, só temos acesso aos dados não aos nomes.

Medir significa que podemos melhorar, significa que podemos testar e ajustar, garante que alcancemos os objetivos traçados.

E o mais importante de tudo:

MEDIR permite ver o que temos que AJUSTAR ao longo do percurso.

O mercado está sempre mudando, a internet está sempre mudando, o tempo está sempre mudando, por que sua estratégia não pode mudar? Ela pode sim, e deve! Quanto mais ajustes você fizer ao longo do percurso mais chance de acertar o alvo você terá.

Se você medir os indicadores certos, tomar decisões assertivas e executar o plano, suas chances se multiplicam exponencialmente.

Você sempre pode e deve fazer ajustes!

Toda vez que você ver nos indicadores e pesquisas que você pode fazer melhor, melhore! Melhore suas ações de divulgação, melhore seus anúncios, melhore as páginas do seu site, melhore o conteúdo, melhore seus produtos, melhore seus serviços, enfim.

MEDIR E AJUSTAR ajuda você a ter UM SITE QUE BOMBE NA INTERNET E COLOQUE $$$ NA SUA CARTEIRA!

É isso aí meu amigo Empreendedor.

Esses são os #5 PASSOS que você precisa saber antes de começar a empreender na internet, se você quer ter sucesso e gerar resultados.

Se ficou com dúvidas, quer saber mais alguma coisa, comente aqui em baixo e deixe sua opinião. Se gostou e acha que este post pode ajudar alguém, compartilha, divulga, e me ajude a cumprir minha missão que é ajudar novos empreendedores, como você, a alcançar seus sonhos.

Abração,

Quim Pierotto

 

Referências:
g1.globo.com – http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/04/mais-de-90-pesquisam-na-web-antes-de-comprar-diz-pesquisa.html
viverdeblog.com – http://viverdeblog.com/plano-de-marketing-digital/
resultadosdigitais.com.br – http://resultadosdigitais.com.br/blog/persona-o-que-e/

[Total: 1    Média: 5/5]
Quim Pierotto
Quim Pierotto
Profissional da comunicação, com uma vida muito longa na área de empreendedorismo, nascido em família de empresários começou jovem sua carreira em empresas convencionais, mas desde cedo (primeiro site no ar em 1998) seu maior desejo foi empreender no mercado online. Fundou seu primeiro negócio online em 2008 e desde lá vem se especializando em gerar resultados através da internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *