[wordpress] Sites de Busca: O que fazer para eles encontrarem seu Blog!

Sites de Busca - O que fazer para eles encontrarem seu SITE

Neste Post você vai aprender como fazer para que seu site em wordpress seja encontrado pelos sites de buscas utilizando um plugin completo que te auxilia neste processo.

Se você ainda não sabe, o wordpress é o maior framework de sites do mundo. Com mais de 50 milhões de sites no ar, cerca de 25% de todos sites da internet, rodando esta ferramenta GRATUITA assim como O Mundo Empreendedor.

Ele é mundialmente utilizado, pois permite criar sites gerenciáveis, responsivos e conta com inúmeros benefícios para quem for desenvolver nele. Um dos mais importantes é, que o wordpress conta com uma biblioteca de milhares de Plugins, grátis e pagos, que praticamente resolvem todos seus problemas.

Hoje eu vou falar do plugin para wordpress chamado Yoast SEO, que na minha opinião:

É a melhor ferramenta para que seu blog seja encontrado por sites de busca.

Este plugin além de ser gratuito para utilização, é uma poderosa arma para você não se perder nas inúmeras “coisinhas” que o Google e outros motores de busca ficam procurando. Com ele, você vai poder adicionar praticamente tudo que precisa ser feito e mais um pouco.

Vou lhe guiar, passo a passo, no processo para que você também possa ter seu Blog sendo visto pelos sites de busca.

Vamos lá.

1 PASSO: Instalação do Plugin

A ideia aqui não é te ensinar a instalar e configurar um site em wordpress. Eu parto do princípio que você já tenha um.

Se você já tem um site em wordpress rodando, você precisa fazer o login no painel administrativo do seu site. No menu “Plugin”, você deve clicar em “Adicionar novo”.

Adicionar novo plugin - omundoempreendedor

Irá abrir a tela de pesquisa de novos plugins. Nesta tela você tem várias opções de ferramentas que podem lhe ajudar em muitas coisas, mesmo.

Mas como o foco é o Yoast SEO, você precisa digitar no campo o nome do plugin e clicar ENTER.

Adicionar novo plugin 2 - omundoempreendedor

Ao fazer isso, irá abrir uma lista com vários resultados. Você pode antes de instalar, clicar no quadro onde aparece o Yoast SEO para conhecer ele melhor. Mas como quer ser o mais prático possível, vamos clicar aqui, direto em “Instalar agora”.

Adicionar novo plugin 3 - omundoempreendedor

Simples assim, seu novo plugin já está instalado. O próximo passo é ativá-lo.

2 PASSO: Ativação do Plugin

Nesta etapa, você precisa fazer algo muito simples. Simplesmente clique em ATIVAR PLUGIN.

Yoast SEO ativado.

ps. Todos plugins do wordpress precisam ser ativados para funcionar.

Ativacao do plugin - omundoempreendedor

3 PASSO: Pesquisa de Palavras Chaves

Após o plugin ser instalado e ativado, você precisa preencher as informações que ele demanda. Para isso, antes de mexer nele propriamente, você precisa fazer uma busca nas palavras chaves que você quer ser encontrado.

Neste passo você vai seguir a mesma estratégia que eu ensinei no post “Como encontrar um Nicho Matador para seu Negócio de Sucesso”. Por isso não vou explicar tudo de novo. A diferença é que em vez de pesquisar por nichos, você vai pesquisar de que maneira se posicionar para os sites de busca. Entra lá e dá uma conferida.

O Mundo Empreendedor - Keyword Planner - 1

A ideia aqui é, você antes de escrever qualquer coisa, ver se existe pessoas procurando por aquilo que você está se propondo oferecer. Essa é uma das maiores sacadas para ser encontrado por pessoas, que estão procurando aquilo que você oferece.

4 PASSO: Aplicação do Conteúdo SEO

Esta etapa é a que demanda maior trabalho de todas. Ela será constante e permanente se você realmente quer que seu site seja encontrado pelos sites de busca. Como Google, Bing, Yahoo, etc.

Existem configurações iniciais, que você vai fazer uma vez. E outras que todas as vezes que você for mexer em seu Blog, Site, E-commerce, você vai precisar fazer.

Vamos começar pelo básico:

1º Todo site precisa de um Título e uma Descrição (home);
2º Cada página e/ou Post também;
3º Você precisa ter uma palavra-chave foco (Focus Keyword);
4º A URL deve conter essa palavra-chave;
5º Cada página, para posicionar em sites de busca, deve conter um mínimo de texto.

Sei que em um primeiro momento isso parece meio confuso, mas como disse anteriormente, o Yoast SEO é completo e te ajuda a não esquecer.

Dentro de cada página/post do seu site, você vai encontrar um box do Yoast que você precisa preencher.

Aplicacao do conteudo Yoast SEO - omundoempreendedor

Este box faz praticamente todo trabalho básico de SEO para seu site.

Na parte superior onde está escrito “Snippet preview”, você encontra a maneira como sua página será exibida no Google, por exemplo.

Para alterá-lo, o que você precisa fazer é clicar sobre o texto.

Aplicacao do conteudo Yoast SEO 2 - omundoempreendedor

Nestes campos é que você precisa usar as palavras-chaves que você pesquisou anteriormente. Use sua criatividade, e tente pensar como se você estivesse procurando por algo. Um título bem feito aumenta em muito suas chances de que alguém venha clicar nele.

Por padrão, o Google utiliza um número “X” de caracteres no título e também na descrição. Você não precisa se preocupar com isso, pois o próprio Yoast te mostra se está ok! 😉

Exemplo de numero de caracteres no Yoast SEO - omundoempreendedor

Perceba, onde está escrito “SEO title” aparece uma barrinha verde indicando que o número exigido de caracteres está perfeito. Já onde tem o “Meta-descrição” contém caracteres de mais.

ps. Veja a dica para escrever uma boa descrição para seu site na imagem a cima.

Outra função interessante do Plugin, é você poder verificar se seu texto está legível o suficiente, nos padrões que os sites de busca querem.

Para isso você só precisa clicar em “Readability”.

Verificacao da qualidade do texto com Yoast SEO - omundoempreendedor

Aqui você consegue ver se suas frases estão muito longas, se está faltando utilizar mais títulos e subtítulos no seu texto.

ps. Usar título 1, título 2, título 3, faz com que os sites de busca entendam melhor o seu texto e também ajuda e muito, no posicionamento do seu site.

Dentro deste mesmo box você também pode configurar como sua página será mostrada, quando compartilhada, no facebook e no twitter. Senda assim, você tem a possibilidade de comunicar mais especificamente com sua audiência. Caso você queria.

titulo e descricao para redes sociais Yoast SEO - omundoempreendedor

Inclusive nesta tab você pode adicionar uma imagem diferente, específica, para suas redes sociais.

Muito bom, essas são algumas simples etapas que qualquer um pode seguir.

Com elas você aumenta em muito as chances de seu negócio online ser encontrado na internet e ter sucesso.

Você vai ter um prazer enorme, toda vez que for publicar algo e ver que seu post está assim como esse, tudo verdinho!

tudo verdinho - omundoempreendedor

Espero que você tenha gostado do Post e que ele realmente possa lhe ajudar a ter mais sucesso como Empreendedor Online.

Se ficou alguma dúvida, teve alguma dificuldade, ou simplesmente quer deixar um elogio, deixa seu comentário. Suas palavras são nosso termômetro para saber se estamos caminhando para o lugar certo. =)

Valeu

 

[Total: 2    Média: 5/5]
Quim Pierotto
Quim Pierotto
Profissional da comunicação, com uma vida muito longa na área de empreendedorismo, nascido em família de empresários começou jovem sua carreira em empresas convencionais, mas desde cedo (primeiro site no ar em 1998) seu maior desejo foi empreender no mercado online. Fundou seu primeiro negócio online em 2008 e desde lá vem se especializando em gerar resultados através da internet.

2 Comentários

  1. alessandra disse:

    Oi Quim, será que você poderia me dar uma ajuda? estou precisando articular a busca pelo meu nome ao site que criei. Como faço isso? Pelo que pesquisei até agora acho que teria que pagar pra instalar o plugin, é isso mesmo? Se puder me ajudar agradeço muito.

  2. Alessandra disse:

    A propósito, adorei o site, pois estou começando a estudar isso para entrar neste trabalho… 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *