Como encontrar um Nicho matador para seu negócio de sucesso

Como encontrar um Nicho matador para seu negócio de sucesso NOVO - O Mundo Empreendedor

Olá meu amigo empreendedor! Neste post, eu vou te ensinar o passo a passo de como você pode encontrar um Nicho de mercado específico para seu novo negócio e como garantir que ele vai ser matador.

Empreender nunca esteve tão em evidência como hoje.

A vontade de ter um negócio próprio, liberdade de tempo e não ter um chefe, são algumas das diversas vantagens que se tem, quando se é empreendedor.  Muitas vezes, porém, a vontade sequer sai do papel por não existir uma ideia de negócio. Ou então, ocorre ao contrário: o empreendedor possui muitas ideias e quer colocar todas elas no mesmo projeto.

Pode parecer impossível, mas geralmente aquela grande ideia necessária para montar um negócio digital pode estar muito próxima – e mais simples que você pensa. A solução está no foco. E o foco, por sua vez, está nos mercados de nicho.

É possível encontrar diversos exemplos de nicho na internet. Há quem tenha montado um blog sobre armas medievais, venda de artigos exclusivos para canhotos, ou ainda, tem quem ganhe dinheiro ensinando pompoarismo.(Se não acredita pesquisa no Google! (; )

Ou seja: as opções são ilimitadas e, encontrar alguma ideia para começar no mundo empreendedor não é difícil, exige apenas esforço e pesquisa.

Para te ajudar nesse processo, eu dividi este post em duas partes:
1 – Como encontrar sua paixão e definir em que você tem autoridade;
2 – Como encontrar um Nicho e ver se existe audiência.

A minha ideia é, primeiramente, te ajudar a encontrar aquilo que te da tesão! Quero que você foque no que mais gosta. Existem várias maneiras para trazer pessoas para seu site, mas só uma para manter as pessoas nele. O que você fizer tem que ser apaixonantemente bom.

Como encontrar sua paixão e definir em que você tem autoridade

Como encontrar sua paixão e definir em que você tem autoridade - O Mundo Empreendedor

Acredito muito que o maior segredo de todos, em qualquer negócio, para se ter um sucesso verdadeiro e duradouro, é AMAR o que se faz. Quando amamos algo, dedicamos muito tempo para aprender, entender, o nosso “assunto” amado.

“Escolha um trabalho que você ama e você nunca terá que trabalhar um dia em sua vida.” Confúcio

 

Hoje eu entendo plenamente essa frase. Nunca trabalhei tanto quanto agora, Agência, Consultoria, Blog, Clientes, um monte de coisas, mas pra mim é um prazer. Se hoje, você me perguntar o que penso sobre meu trabalho, eu diria o seguinte:

“Trabalhar no que se ama, faz a vida valer a pena.” Quim Pierotto

 

Quando temos paixão por algo, acabamos nos tornando fluentes nele, conhecemos tudo e construímos uma visão própria. Em outras palavras: – construímos AUTORIDADE.

Se eu te pedisse agora para me explicar o “assunto” que você mais gosta, quão difícil seria para você? Conseguiria me explicar em 2 minutos? Poderia escrever 2000 palavras sobre este assunto? Provavelmente a sua resposta é SIM, certo? Viu, quanto mais amamos um “assunto”, mais fácil falar dele.

Mas porque eu preciso de Autoridade?

Autoridade aqui significa que as pessoas confiam em você, por que você entrega valor para elas, consequentemente, comprem seus produtos ou serviços.

Sei que isso parece meio confuso, mas nós do O Mundo Empreendedor vamos te ajudar. 

Antes de você questionar “o que dá dinheiro?”, é preciso responder, o que te faz ter vontade de VIVER?

Antes de voce questionar o que da dinheiro, e preciso responder o que te faz ter vontade de VIVER - O Mundo Empreendedor

O que você é realmente bom? Quais são seus talentos e habilidades?

Seja honesto consigo mesmo nesta resposta, porque ela vai te guiar nas próximas perguntas. Reconheça a diferença entre as atividades que você realmente é bom com aquelas que você desejaria ser bom. Você desenvolveu estas habilidades ou sonha com isso? Coloque todo seu julgamento de lado, para que você consiga se focar nos seus talentos sem se preocupar se estes talentos irão te levar para algum lugar. Seja honesto com você!

O que você mais gosta de fazer?

Se o seu coração e cérebro não estão no mesmo lugar, então eles estão em conflito um com o outro. O que significa, que você está em desequilíbrio. Quando isso acontece, você se sente como se o seu coração estivesse dizendo para seu cérebro “isto parece certo”, mas seu cérebro está dizendo: “Não faça isso – isso não faz sentido!”

Analise bem sua primeira resposta e faça uma lista das habilidades que você mais gosta até a que você menos gosta. Tem alguma que você possa eliminar?

Desses talentos e habilidades que você gosta, o que as pessoas precisam?

Pesquise, procure site, blogs, e-commerce, encontre o que as pessoas deste nicho específico querem. Veja de que forma suas habilidades podem resolver o problema dessas pessoas, estude e aprofunde-se neste assunto.

É aqui que você vai encontrar quais habilidades você precisa se focar.

A partir das necessidades acima, onde você pode ganhar muito dinheiro?

A palavra-chave aqui é: MUITO. Claro, enquanto você estiver trabalhando e empreendendo, está tudo certo. Mas, vai chegar uma hora que seu negócio precisará dar dinheiro suficiente para você largar o “emprego”. A questão é: seu modelo de negócio é escalável? Há chances de alguma pessoa pagar por algo que você ofereça? Se existir, então há chances de outra outra pessoa pagar também.

Depois de responder estas perguntas, umas três ou quatro vezes, parta para a pesquisa! Verifique o tamanho deste nicho e procure saber se existe uma concorrência e, se existe, como ela funciona.

Como encontrar um Nicho e ver se existe audiência

Como saber se existe audiencia para seu Nicho - O Mundo Empreendedor

Através de ferramentas online, é possível identificar nichos de mercado onde pessoas não estão sendo atendidas. Existem várias formas para fazer isso e uma delas é pesquisar no Google. Digite aquilo que você está pensando oferecer e veja se existem sites que já estão fazendo o mesmo que você quer e, se existem, como eles estão oferecendo seus produtos, serviços e etc.

Essa primeira pesquisa funciona muito bem para entender seu mercado e concorrentes mas, não te dá profundidade suficiente para saber se esse Nicho realmente tem audiência / demanda.

Pesquise com o Google Keyword Planner

Quem melhor pra te ajudar do que o próprio Google? Pois é, ele tem uma ferramenta muito utilizada por Marqueteiros e Empresários digitais: – o Planejador de Palavras Chave.

Está ótima ferramenta, GRÁTIS, lhe permite ver o tráfego pontual que existe para determinadas palavras, frases, sites e regiões específicas. Com uma simples busca, você pode ver se existe audiência para seu determinado Nicho. Ajudando, assim, a confirmar se existe ou não, demanda para suas habilidades escolhidas.

Um conceito que é muito importante ressaltar aqui, é o Cauda Longa. Esta ideia consiste em aproveitar as brechas das grandes empresas e pegar uma fatia que não está sendo explorada ainda.

Uma boa maneira de entender isso é analisando como você poderia abrir um e-commerce de Cauda Longa no mesmo mercado que a americanas.com. Se você entra na loja online da americanas, você encontra de tudo; são muitos produtos, desde geladeiras a Gadgets eletrônicos. Ela não tem como ser autoridade para todos os produtos. O que seria um rival Cauda Longa da americanas.com então? Um e-commerce, por exemplo, que só vende geladeiras retrôs.

Esse conceito  é importante ressaltar porque lhe permite ver que apesar de grandes empresas dominarem o mercado, sempre existem brechas para o seu negócio.

Bom Quim, mas como eu faço essa pesquisa mesmo? hehehe

Seguinte, o primeiro passo que você deve fazer é acessar o Google Keyword Planner através desse link – https://adwords.google.com/ko/KeywordPlanner – e efetuar o login com uma conta do Google.

O Mundo Empreendedor - Keyword Planner - 2

Nesta página você deve ter em mente o Nicho que você identificou como um potencial para seu novo negócio. Você pode pesquisar, como eu disse anteriormente, através de palavras chaves, frases e inclusive sites de pessoas que já estão fazendo o mesmo que você.

Basta clicar em procurar novas palavras-chaves que irá abri uma caixa para você adicionar suas informações. No meu exemplo, eu usei as palavras “empreendedorismo digital”.

O Mundo Empreendedor - Keyword Planner - 3

Nesta caixa você tem várias opções de pesquisa. Nela você pode especificar uma região, um idioma, entre outros. Para meu exemplo eu deixei tudo por padrão. Depois de colocar suas informações você pode clicar em “Obter Ideias”.

O Mundo Empreendedor - Keyword Planner - 1

O tráfego para minha palavra-chave já é de um bom Nicho, você começar sabendo que existem 3600 buscas por aquilo que você quer empreender é muito bom.

Mas essa ferramenta te permite ver também o tráfego para palavras similares, que podem te ajudar ainda mais a focar seus esforços.

O Mundo Empreendedor - Keyword Planner - 4

Por exemplo a palavra-chave “bom negócio” que tem 1 milhão e meio de buscas com baixa competição. Ou seja, você pode ter um site de empreendedorismo e focar sua estratégia para esta palavra.

Veja a competição deste Nicho

Após realizar a pesquisa de palavras chaves, você precisa entender o mercado para ela. O próprio Planejador de Palavras Chaves do Google te ajuda, na segunda coluna, você pode ver a competição para esta keyword*. Faça uma pesquisa simples no Google e veja também, quais sites estão sendo exibidos, veja quais tipos de produtos eles oferecem e faça diferente. Foque realmente em resolver o problema do seu público. Utilize uma estratégia eficaz de SEO e crie conteúdos otimizados para suas palavras-chaves.

Posicione-se como autoridade

Uma das melhores maneiras para se posicionar como uma autoridade é escrevendo um Artigo sobre o assunto. Assim, toda vez que alguém te encontrar vai saber que você entende do que está vendendo. Escreva o melhor que puder sempre focado em resolver um problema específico.

Bom, é isso. Essas são as etapas de como encontrar um Nicho matador para seu negócio de sucesso. Você pode encontrar seu Nicho em menos de uma hora e ele vai direcionar todos seus esforços em um caminho mais assertivo. Mesmo que eu escreva mil Posts para te ajudar a empreender, de nada vai adiantar se você não colocar em prática.

Vai lá, responde as perguntas, encontra teu NICHO, faz tua pesquisa e volta aqui e compartilha conosco.

O teu sucesso é o nosso sucesso!

 

Glossário:

pompoarismoO pompoarismo é uma antiga técnica oriental, derivada do tantra, que consiste na contração e relaxamento dos músculos circunvaginais, buscando como resultado o prazer sexual.

keyword – palavra-chave

 

Referencias:

ecommercenews.com.br/artigos/cases/como-encontrar-um-nicho-de-mercado-lucrativo
www.entrepreneur.com/article/250494
adwords.google.com/ko/KeywordPlanner
pt.wikipedia.org/wiki/Cauda_longa
neilpatel.com/br/blog

[Total: 1    Média: 5/5]
Quim Pierotto
Quim Pierotto
Profissional da comunicação, com uma vida muito longa na área de empreendedorismo, nascido em família de empresários começou jovem sua carreira em empresas convencionais, mas desde cedo (primeiro site no ar em 1998) seu maior desejo foi empreender no mercado online. Fundou seu primeiro negócio online em 2008 e desde lá vem se especializando em gerar resultados através da internet.

4 Comentários

  1. Gabriel Menchini disse:

    Muito bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *