8 Passos para Construir Autoridade na Internet e começar a Ganhar $$$

Como Construir Autoridade na Internet - O Mundo Empreendedor

Muitas pessoas me perguntam como eu faço para construir autoridade na internet? Esse não é um tópico fácil, mas se você tiver bastante força de vontade e dedicação você vai conseguir.

Para construir autoridade na internet, você vai precisar se organizar e arregaçar as mangas. É preciso de um certo conhecimento, ou investimento, e dominar muito um tema. Quanto mais específico for o tema que você escolher, melhor serão os seus resultados.

Não tenho pretensão de fazer um tutorial aqui. A ideia é ajudar você a entender quais são os 8 passos que você precisa dominar para chegar lá.

Esse guia serve para qualquer modelo de negócio que você tenha, ou venha a escolher. São etapas cruciais que lhe ajudaram a colocar um norte no seu empreendimento online.

Bom, vamos lá.

CONSTRUINDO AUTORIDADE NA INTERNET

1º PASSO: Construir um Site / Blog

Crie seu Site e Blog com WordPress - O Mundo Empreendedor - Quim Pierotto

Eu sempre digo que ter um site/blog é a base para tudo. Ele é teu, ninguém tasca.

Muitos empreendedores investem todos seus esforços em redes sociais. Mas saiba que se algum dia der uma loca no Mark Zuckerberg você pode perder tudo o que construiu.

Já seu site, é seu. Todo trabalho e empenho que você investir, está no seu poder.

Ele é a base do seu alicerce.

O site te da credibilidade, com ele você pode ter o tamanho que quiser. Você transformar uma empresa “home office”  em um empresa Multinacional. Simplesmente se posicionando como tal.

Ter um site hoje em dia é básico, e cada vez mais será crucial para seu sucesso na internet. Já o Blog, serve como um trampolim para chamar atenção da sua audiência e do Google. Além de ser a grande ferramenta para você construir sua Autoridade.

Toda vez que nos posicionamos no Blog em relação a um assunto, nos tornamos um pouco autoridade em relação a esse assunto para quem venha te encontrar. 😉

2º PASSO: Marcar presença nas Redes Sociais

Marcar presença nas Redes Sociais 2 - O Mundo Empreendedor - Quim Pierotto

Marcar presença nas redes sociais, como no facebook por exemplo, é essencial.  Além de ser uma das formas mais baratas que existe para você ser visto.

Uma dica muito importante aqui, é você entender que redes sociais foram feitas para encontrar amigos, namoros, dividir experiências e não para vender.

Este é um dos maiores erros que as “pessoas” cometem quando investem.

Quem é que gosta de ficar recebendo ofertas e mais ofertas na sua timeline?

Pois é. Entenda qual é o propósito da rede que você escolher, e se comunique com a linguagem mais assertiva possível.

Por exemplo:

facebook: rede de relacionamentos (amizade, namoro, etc)
Instagram: rede de fotos e vídeos (interesses)
Snapchat: rede de vídeos de 10 segundos (bastidores, dia-a-dia, pistas de sucesso)
Youtube: Vídeos (entretenimento, educacional, tutoriais, etc)

Outra coisa importante sobre o facebook, especificamente, é que se você quer colocar seu negócio na rede, você precisa de uma fanpage. Sim, uma fanpage como a nossa do O Mundo Empreendedor.

Se você criar uma conta de usuário para sua empresa, qualquer hora dessas você poderá ter seu perfil bloqueado pelo facebook e perder tudo.

Já tive clientes que cometeram esse erro e não teve jeito. Política da rede social.

3º PASSO: Falar sobre o Assunto que domina e AMA

Falar sobre o Assunto que domina e AMA - O Mundo Empreendedor - Quim Pierotto

Muito, mais muito importante, é você investir seu esforço em algo que realmente domina. Isso não é brincadeira. Não seda a vontade de tentar ser algo que você não é simplesmente porque você viu que tem dinheiro ali.

As pessoas que forem impactadas por você vão sacar logo que é um migué. Confie em mim, já cometi esse erro.

Quando você realmente gosta de um assunto e domina ele, tudo se torna mais fácil. Escrever se torna mais fácil, dedicar muito tempo e esforço também.

Para entender melhor essa etapa, da uma conferida no meu Artigo: Como encontrar um Nicho matador para seu negócio de sucesso

4º PASSO: Ter uma estratégia de SEO bem definida

Ter uma estratégia de SEO bem definida - O Mundo Empreendedor - Quim Pierotto

Se você ainda não sabe o que é SEO (Search Engine Optimization) está na hora de aprender. Em vários artigos aqui no blog nós sitamos o SEO por que ele faz parte do dia a dia do empreendedorismo digital.

Para quem já conhece, eu não estou falando simplismente em colocar título e descrição nos seus posts. Também não estou falando em tags e H’s. Pra nós o SEO é muito mais que isso.

SEO no nosso contexto é você ter uma persona muito bem definida; é ter objetivos claros e pontuais; em resumo, é construir algo que realmente tenha valor.

Veja o Artigo: 5 Passos para você ter um Site que Bombe na Internet e coloque $$$ na sua carteira!

Quando você tem uma estratégia SEO bem definida, você provavelmente terá um plano de ação bem feito. Isto envolve seu site, blog, facebook, youtube e o que mais você venha utilizar para construir sua autoridade.

5º PASSO: Construir uma Audiência (Lista / Followers / Inscritos)

Construindo Audiencia - O Mundo Empreendedor - Quim Pierotto

Para construir autoridade na internet é crucial ter Audiência. Eu gosto de ver esse tópico como se você fosse um apresentador de algum programa televisivo. Como o Luciano Huck, por exemplo.

São os telespectadores que mantém ele no ar, sem sua audiência ele seria cortado da Globo.

Sua autoridade só existe para quem lhe segue.

Então construir uma audiência é a parte mais importante que você precisa fazer.

Todos os inscritos na sua newsletter, todas pessoas que curtiram sua página do facebook, todas pessoas que se inscreveram no seu canal do youtube, são parte da sua audiência.

Pra conquistar isso, você precisa entender que nós buscamos aquilo que é importante e relevante para nós. Por isso que ficar tentando vender sem dar nada em troca é cada vez mais errado do que nunca.

Nós estamos sempre atrás de algo de graça, algo que nos ajude, essa é e sempre foi a base da internet.

Seja no entretenimento ou para assuntos que estamos buscando mais conhecimento, a internet sempre funcionou assim.

Foque em construir um relacionamento alongo prazo, monte uma estratégia de publicação como se fosse um programa semanal, ou diário, como o do Luciano Huck.

Sua audiência é seu maior patrimônio, confie em mim.

6º PASSO: Montar uma estratégia de Publicações (Youtube / Facebook / Blog / etc)

Montar uma estratégia de Publicações - O Mundo Empreendedor - Quim Pierotto

Para construir uma audiência, e consequentemente autoridade na internet, é crucial existir conteúdo de qualidade e com regularidade.

É preciso que exista um cronograma, seja ele diário, semanal ou mensal. Fazendo isso, você acaba criando uma programação na cabeça dos seus “telespectadores”.

Também, montar uma estratégia de publicação, significa saber a ordem das publicações. Por exemplo: Post no youtube semanal + post blog com o vídeo + compartilhamento do post blog na fanpage do facebook.

Percebe? Existe uma consistência no material que você vai publicar, otimizando o impacto que você terá na sua audiência.

Tenha isso bem claro e execute regularmente essa estratégia que com o tempo você será autoridade para quem lhe segue.

7º PASSO: Entender as Dores da sua Audiência

Entender as Dores da sua Audiencia 2 - O Mundo Empreendedor - Quim Pierotto

Quando você está buscando algo no google, o que esperá encontrar? Se sua resposta foi “o que estou procurando” é isso aí mesmo.

Saber entender o que as pessoas estão procurando dentro do tema que você escolheu é o pulo do gato.

Pesquise, estude, converse com pessoas que se encaixam dentro da sua proposta. E depois vá para internet e ajude o máximo de pessoas possíveis com toda sua autoridade.

Se eu estiver procurando: melhores hotéis para me hospedar na Serra Gaucha, o que eu espero encontrar é uma lista com os top 10 hotéis na Serra Gaúcha. Simples assim.

Use o keyword planner do Google, Google trends e acerte em cheio a dor da sua audiência com a melhor resposta possível.

8º PASSO: Entregar Valor sem Cobrar nada em Troca

Entregar Valor sem Cobrar nada em Troca 3 - O Mundo Empreendedor - Quim Pierotto

Outra coisa fundamental para construir autoridade na internet é entender que antes de vender é preciso entregar valor sem nada em troca.

Esta é uma sacada que vem cada vez mais se evidenciando com os marketeiros digitais. Ninguém quer ser incomodado por banners invasivos, por publicidades forçadas e anúncios de empresas.

Quando entregamos valor para as pessoas que nos seguem, construímos um relacionamento de autoridade. Como nós do O Mundo Empreendedor, por exemplo.

Nosso objetivo é ajudar as pessoas a empreenderem online sem tanta complicação e dificuldades como nós tivemos em nossa história.

Mas uma consequência natural desse nosso esforço, é se tornar autoridade em empreendedorismo digital. Entende?

#BÔNUS – Investir em Publicidade Online

Investir em Publicidade Online - O Mundo Empreendedor - Quim Pierotto

Sei que em um primeiro momento ninguém quer gastar dinheiro. Muitos pensam: – mas eu consigo de graça no facebook.

O que eu tenho pra te dizer é que sim, você pode conseguir sem investir dinheiro em publicidade, mas se você quiser fazer as coisas acontecerem rápido e assertivamente, a publicidade online é fundamental.

Com as ferramentas atuais de publicidade online, é quase que uma receita de bolo. Você paga, você tem. Simples assim.

Se você tiver com todos os passos anteriores bem definidos e executados, tudo ainda se potencializa.

Para se ter uma noção, hoje em dia, toda publicação da sua fanpage não impacta mais de 2% das pessoas que curtiram sua página. Até para isso você precisa investir $$$ em publicidade.

Sei que não fui muito profundo em todos os tópicos, mas essa era minha intenção mesmo. Escrevi este Artigo para te ajudar a criar um Mindset das etapas que você precisa conhecer, mais que qualquer coisa.

Existem muitas empresas que podem te ajudar neste processo, como a nossa RPBR Soluções Web. Não estou me vendendo, mas sei que de primeiro momento pode parecer tudo muito complicado.

E pra isso que empresas como a nossa existem. O objetivo do blog é descomplicar a vida de quem quer começar seu negócio novo na internet, e se você gostaria que esse Artigo fosse mais completo, um tutorial, me deixa saber. Comenta aí que prometo me esforçar ao máximo para entregar valor para você.

Valeu!

[Total: 4    Média: 4.3/5]
Quim Pierotto
Quim Pierotto
Profissional da comunicação, com uma vida muito longa na área de empreendedorismo, nascido em família de empresários começou jovem sua carreira em empresas convencionais, mas desde cedo (primeiro site no ar em 1998) seu maior desejo foi empreender no mercado online. Fundou seu primeiro negócio online em 2008 e desde lá vem se especializando em gerar resultados através da internet.

2 Comentários

  1. Vini disse:

    Valeu… esse conteúdo me clareou minhas ideias e agora eu tenho um norte! Valeu Quim

  2. Carol disse:

    Já estou fazendo posts na minha fanpage e tudo, ainda não tenho um site, tem como meu negócio prosperar mesmo assim? Pode ensinar qual é a melhor forma de anunciar no facebook?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *